LM06 queimando placa superior.
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LM06 queimando placa superior.
To com uma LM06 que parou de agitar.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
Re: LM06 queimando placa superior.
EDINALDO escreveu:To com uma LM06 que parou de agitar.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
CARO AMIGO BOA NOITE.
POR GENTILEZA VEJA A CORRENTE DO MOTOR EM FUNCIONAMENTO NÃO PODE ULTRAPASSAR A CORRENTE DE PLACA DO MOTOR OK.(IN = corrente de nominal )
PORFAVOR POSTE
ATT: MAASTH
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Re: LM06 queimando placa superior.
Ok.
Tentei verificar a corrente mas meu amp. deu pau.
Testei a resist. homica parece ok... +/- conforme manual: fio am/bc = 18hom, fio am/vm= 37hom.
Amanhã vou levar na oficina de rebobinagem de um colega.
Depois retorno.
Valeu!
Edinaldo/Floripa-SC.
Tentei verificar a corrente mas meu amp. deu pau.
Testei a resist. homica parece ok... +/- conforme manual: fio am/bc = 18hom, fio am/vm= 37hom.
Amanhã vou levar na oficina de rebobinagem de um colega.
Depois retorno.
Valeu!
Edinaldo/Floripa-SC.
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Re: LM06 queimando placa superior.
Pois é, Amigo.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.
Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.
Se tiver outra idéia, por favor avise.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.
Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.
Se tiver outra idéia, por favor avise.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
Re: LM06 queimando placa superior.
EDINALDO escreveu:Pois é, Amigo.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.
Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.
Se tiver outra idéia, por favor avise.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
caro amigo Edinaldo.
Porfavor, estou querendo saber a corrente do motor?????......em vazio ele tem que dar 1/3 da corrente nominal.(IN).
porque se o motor em vazio é uma coisa. qual foi o teste que o rapaz usou? ligou e pronto? qual a corrente em vazio?
quanto ao timer não é nele o defeito, porque mesmo que ele manda dois comado a placa não execulta 2 comando.
meu amigo com certeza é o motor ou as suas conecções.
att: maasth
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Re: LM06 queimando placa superior.
meu amigo quando esta acontecendo isso eu particularmente entro com outras peças novas ;;; como vc esta com duvidas quanto ao motor e timer porque nao coloca outro motor ou taimer novo para tirar sua duvida se com um desses vc sanar o problema tai o fim da sua dor de cabeça pois e melhor assim do que vc continuar queimando placas que nao e um produto de baixo custo por gentileza post
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Re: LM06 queimando placa superior.
ha ia me esquecendo se vc tem oficina com certeza vc tem outros motores ai. pegue um outro motor que seje com as mesma caracteristicas reversivel etc e conecte no chicote de alimentaçao do mesmo com o antigo capacitor se persistir o capac faicando troque o capc e assim por diante sao teste com os componentes e nao com multimetro pois capacitor testado com multimetro e fria vc teria que testar e com capacimetro e alem de tudo vou te dar uma dica capacitor nao testa troca direto;;;
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Re: LM06 queimando placa superior.
Ok, pessoal!
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
Re: LM06 queimando placa superior.
Caro amigo.EDINALDO escreveu:Ok, pessoal!
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
O DEFEITO REALMENTE ESTA NO MAU CONTATO NOS TERMINAIS DO CAPACITOR, JÁ ACONTECEU COMIGO.
QUANTO AO DEFEITO DA PLACA FAÇA UM TESTE NOS TRIACS COM O MULTIMETRO NA ESCALA DE DIODOS.
OS TRIACS SÃO OS QUE ESTA NO DISSIPADOR DE CALOR. ESSES SÃO DO MOTOR.
VEJA O QUE ACONTECE COM A PLACA E POST OK.
ABRAÇOS: MAASTH
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Re: LM06 queimando placa superior.
Sim exatamente;
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
Re: LM06 queimando placa superior.
Caro EdinaldoEDINALDO escreveu:Sim exatamente;
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
Esse circuito-integrado(CI) ele é feito especialmente por encomenda, por isso vc não vai encontrar no mercado.
veja tem um transistor SMD que esta no circuito do gate do triac ja testou ele o o resistor 241 SMD?
se eleS estiverem ruim então amigo SUBSTITUA A PLACA.
ABRAÇO; MAASTH
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Re: LM06 queimando placa superior.
hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Mas vou verificar novamente!
Obrigado!
Edinaldo.
Mas vou verificar novamente!
Obrigado!
Edinaldo.
Re: LM06 queimando placa superior.
caro edinaldoEDINALDO escreveu:hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Mas vou verificar novamente!
Obrigado!
Edinaldo.
tem um transistor em serie com o resistor teste ele.
teste tmb o triac mais uma vez.
sds, marcos
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Re: LM06 queimando placa superior.
Opa!
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...
Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!
Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?
Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.
Mas é isso.
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...
Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!
Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?
Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.
Mas é isso.
Re: LM06 queimando placa superior.
EDINALDO escreveu:Opa!
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...
Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!
Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?
Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.
Mas é isso.
Caro amigo Ednaldo.
Realmente não tem um transistor nesta placa o sinal do gate sai direto do CI.
Gate esta direto acionando em ambos os triacs?
O fusível de 2amp ele só protege a placa.
ATT: maasth
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