LM06 queimando placa superior.
-
- Contato:
LM06 queimando placa superior.
To com uma LM06 que parou de agitar.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
Re: LM06 queimando placa superior.
EDINALDO escreveu:To com uma LM06 que parou de agitar.
Testes:
Uma luz aí gente!
Um Abraço a todos.
Edinaldo/Floripa-SC.
CARO AMIGO BOA NOITE.
POR GENTILEZA VEJA A CORRENTE DO MOTOR EM FUNCIONAMENTO NÃO PODE ULTRAPASSAR A CORRENTE DE PLACA DO MOTOR OK.(IN = corrente de nominal )
PORFAVOR POSTE
ATT: MAASTH
-
- Contato:
Ok.
Tentei verificar a corrente mas meu amp. deu pau.
Testei a resist. homica parece ok... +/- conforme manual: fio am/bc = 18hom, fio am/vm= 37hom.
Amanhã vou levar na oficina de rebobinagem de um colega.
Depois retorno.
Valeu!
Edinaldo/Floripa-SC.
Tentei verificar a corrente mas meu amp. deu pau.
Testei a resist. homica parece ok... +/- conforme manual: fio am/bc = 18hom, fio am/vm= 37hom.
Amanhã vou levar na oficina de rebobinagem de um colega.
Depois retorno.
Valeu!
Edinaldo/Floripa-SC.
-
- Contato:
Pois é, Amigo.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.
Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.
Se tiver outra idéia, por favor avise.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.
Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
EDINALDO escreveu:Pois é, Amigo.
Até.
Edinaldo/Floripa-SC.
caro amigo Edinaldo.
Porfavor, estou querendo saber a corrente do motor?????......em vazio ele tem que dar 1/3 da corrente nominal.(IN).
porque se o motor em vazio é uma coisa. qual foi o teste que o rapaz usou? ligou e pronto? qual a corrente em vazio?
quanto ao timer não é nele o defeito, porque mesmo que ele manda dois comado a placa não execulta 2 comando.
meu amigo com certeza é o motor ou as suas conecções.
att: maasth
-
- Contato:
meu amigo quando esta acontecendo isso eu particularmente entro com outras peças novas ;;; como vc esta com duvidas quanto ao motor e timer porque nao coloca outro motor ou taimer novo para tirar sua duvida se com um desses vc sanar o problema tai o fim da sua dor de cabeça pois e melhor assim do que vc continuar queimando placas que nao e um produto de baixo custo por gentileza post
-
- Contato:
ha ia me esquecendo se vc tem oficina com certeza vc tem outros motores ai. pegue um outro motor que seje com as mesma caracteristicas reversivel etc e conecte no chicote de alimentaçao do mesmo com o antigo capacitor se persistir o capac faicando troque o capc e assim por diante sao teste com os componentes e nao com multimetro pois capacitor testado com multimetro e fria vc teria que testar e com capacimetro e alem de tudo vou te dar uma dica capacitor nao testa troca direto;;;
-
- Contato:
Ok, pessoal!
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
Caro amigo.EDINALDO escreveu:Ok, pessoal!
Depois retorno.
Valeu;
Edinaldo.
O DEFEITO REALMENTE ESTA NO MAU CONTATO NOS TERMINAIS DO CAPACITOR, JÁ ACONTECEU COMIGO.
QUANTO AO DEFEITO DA PLACA FAÇA UM TESTE NOS TRIACS COM O MULTIMETRO NA ESCALA DE DIODOS.
OS TRIACS SÃO OS QUE ESTA NO DISSIPADOR DE CALOR. ESSES SÃO DO MOTOR.
VEJA O QUE ACONTECE COM A PLACA E POST OK.
ABRAÇOS: MAASTH
-
- Contato:
Sim exatamente;
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Valeu!
Caro EdinaldoEDINALDO escreveu:Sim exatamente;
Valeu!
Esse circuito-integrado(CI) ele é feito especialmente por encomenda, por isso vc não vai encontrar no mercado.
veja tem um transistor SMD que esta no circuito do gate do triac ja testou ele o o resistor 241 SMD?
se eleS estiverem ruim então amigo SUBSTITUA A PLACA.
ABRAÇO; MAASTH
-
- Contato:
hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Mas vou verificar novamente!
Obrigado!
Edinaldo.
Obrigado!
Edinaldo.
caro edinaldoEDINALDO escreveu:hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Obrigado!
Edinaldo.
tem um transistor em serie com o resistor teste ele.
teste tmb o triac mais uma vez.
sds, marcos
-
- Contato:
Opa!
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...
Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!
Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?
Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.
Mas é isso.
Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?
Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.
Mas é isso.
EDINALDO escreveu:Opa!
Mas é isso.
Caro amigo Ednaldo.
Realmente não tem um transistor nesta placa o sinal do gate sai direto do CI.
Gate esta direto acionando em ambos os triacs?
O fusível de 2amp ele só protege a placa.
ATT: maasth