Congelamento de evaporador de split

Justo na hora do frio ou do calor aparelho não funciona! Não esquenta, aqui falamos sobre a solução!

pedrinhoes
Contato:

Congelamento de evaporador de split

Mensagem por pedrinhoes »

Gostaria de saber se algum técnico poderia ajudar, pois, mesmo trabalhando com ar condicionado as vezes nos deparamos com alguma situação que não está nos manuais.
Tenho um split de 24000 Btu/h LG que trabalha em regime constante para refrigerar uma peça em 20ºC. Ocorre que ele trabalha 100% por algumas horas e depois congela todo o evaporador. Obs: na mesma peça tem outro exatamente igual nas mesmas condições e funciona muito bem. A nossa temperatura ambiente externa tem sido na faixa de 20►C. Os dois foram instalados a uns dois anos e trabalharam muito bem este tempo todo. Este que congela foi trocado de local na mesma peça e depois de talvez dois meses de funcionamento começou o problema. Por duvidar da bomba de vácuo, fiz novamente o mesmo e medi com o vacuômetro, este chegou a 650 microns, mas o problema continuou.
jairo bertoni de araujo

Re: Congelamento de evaporador de split

Mensagem por jairo bertoni de araujo »

pode ser vazamento de gas refrigerante nas flanges do circuito frigorifico (tubos de cobre) ou falta de manutenção preventiva na evaporadora(lavação) ,causando bloqueio do ar que troca calor com a evaporadora ,bloqueando tambem a mesma de gelo

um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
pedrinhoes
Contato:

Amigo Jairo, em primeiro lugar te agradeço pela atenção, mas o problema já foi resolvido. como a condensadora e evaporadora estão em locais de difícil acesso, eu não matei a charada antes, mas o que era é que o relé da placa que comanda o compressor colou e não desligava. eu mesmo troquei o relé e ele esta perfeito. vale como dica para os colegas.
jairo bertoni de araujo

Mensagem por jairo bertoni de araujo »

caro colega,por isso que o forum é necessário,e cumpre muito bem o seu papel ,no meu caso específico, mesmo com muitos anos de estrada, aprendi mais uma coisa na minha profissão,pois conheço e já instalei a maioria dos condicionadores split´s comercializados no nosso mercado,e esse defeito nunca aconteceu comigo,aprendi mais uma ,de graça!!!!!!!obrigado amigão, um abraço jairo
micro empresario proprietario de empresa familiar que atua a 49 anos na prestação de serviços em refrigeração em geral e em montagens de climatizadores e condicionadores de ar ,domesticos ,comerciais e industriais.
pedrinhoes
Contato:

Boa noite! Realmente acho que o fórum serve para nos auxiliar mesmo e gosto de trocar idéias com outros profissionais. Hoje estou entrando na área dos Inverter e até o mometo estou maravilhado com a qualidade Fujitsu. Sou autorizado de quatro outras marcas, mas para mim a melhor até o momento é Fujitsu. Aproveitando o momento te faço uma pergunta a ti e aos outros colegas que puderem me ajudar.
Instalei um GREE 30.000 e ele no inverno desliga o compressor em alguns minutos, tentei regular o gás atravéz do superaquecimento mas não adianta. Já houve um problema anteriormente com um 48.000 e não consegui resolvê-lo até trocar de condensador. Precisando de algo por favor podem perguntar e se eu puder certamente vou auxiliar com a pouca experiência que já possuo.
Um forte abraço amigo Jairo.
Responder