Olá meus amigos.
estou com esta máquina de lavar que não faz o agito da roupa(não bate).
o motor dá um pequeno giro, um pra direita outro para esquerda, parecendo que está travado. testei o solenóide do freio mas ele está bom. pois fiz o teste
com tensão e deu pra perceber seu acionamento. fiz isto com ele isolado da
maq. pois bem, ela apenas não bate, o resto faz tudo, joga a agua fora e centrifuga. Dei uma olhada na placa eletronica, vi que Q16 e Q17 (bta316x-800c) estão com
resistencia muito baixa entre G e T1 isto para um triac não é bom. medido com multiteste, no sentido direta e inversa Os Q15, Q18 e Q19 que são SMD, também há um resistencia muito baixa
em G e T1, em torno de 400 OHm.
gostaria de fazer a troca destes componentes mas não sei sua identificaçao.
peço ajuda dos amigos e dar dicas se existem outros componente que possam ser trocados também.
fico no aguardo. até breve.
Srwilson.
Lavadora de roupas-consul super maré 10kg- não bate
-
- Contato:
Re: Lavadora de roupas-consul super maré 10kg- não bate
Caro colega
Vamos lá, antes de trocar os triaks o amigo faça um teste com o multimetro na escala de diodo, entre o G e T1 SEU VALOR ESTA ENTRE 500 DEPENDENDO DO TRIACS.
antes mesmo de trocar os triacs faça um teste de capacitancia no capacitor do motor.
att: maasth
Vamos lá, antes de trocar os triaks o amigo faça um teste com o multimetro na escala de diodo, entre o G e T1 SEU VALOR ESTA ENTRE 500 DEPENDENDO DO TRIACS.
antes mesmo de trocar os triacs faça um teste de capacitancia no capacitor do motor.
att: maasth
-
- Contato:
caro amigo MAASTH. Bom dia.
Obrigado por me responder a este problema.
bom, eu já fiz a medida nos triacs. secundo consta, medindo entre g e t1, na medida direta e inversa, deveremos ter uma
medida baixa na direta e alta na inversa para que ele esteja bom. No meu caso eu tenho medida baixa nas medidas direta e inversa, o que me diz
que o triac não está bom. porém, existem 3 triacs que não consta sua identificação em seu corpo, estes que eu queria saber. sei que os fabricantes não disponibilizam no mercado, pra manter sua exclusividade.
vou providenciar a troca do capacitor e fico no aguardo quanto a estes triacs .
abraços e até breve.
Obrigado por me responder a este problema.
bom, eu já fiz a medida nos triacs. secundo consta, medindo entre g e t1, na medida direta e inversa, deveremos ter uma
medida baixa na direta e alta na inversa para que ele esteja bom. No meu caso eu tenho medida baixa nas medidas direta e inversa, o que me diz
que o triac não está bom. porém, existem 3 triacs que não consta sua identificação em seu corpo, estes que eu queria saber. sei que os fabricantes não disponibilizam no mercado, pra manter sua exclusividade.
vou providenciar a troca do capacitor e fico no aguardo quanto a estes triacs .
abraços e até breve.
os capacitores de partida do motor na medição do multiteste podem dar bom para ter certeza compre um capacitor novo e coloque para fazer o teste use o multeste na escala de voltagem e veja se o circuito manda normal a voltagem para os dois lados da bobina do motor ai sim condene a placa ou time
-
- Contato:
caros amigos, bom dia.
eu gostaria por gentileza, que me enviassem a identificaçao dos triacs, Q15, Q18, e Q19, desta placa. pois não há identificação
no corpo dele. Eles são SMD. fico agradecido por me responderem.
Até breve.
srwilson.
eu gostaria por gentileza, que me enviassem a identificaçao dos triacs, Q15, Q18, e Q19, desta placa. pois não há identificação
no corpo dele. Eles são SMD. fico agradecido por me responderem.
Até breve.
srwilson.