defeito s.o.s brm49ebba

Aqui falamos como garantir a cerveja geladinha do nosso cliente...
iedo b borges
Contato:

defeito s.o.s brm49ebba

Mensagem por iedo b borges »

esta me dando dor de cabeça essa geladeira.estava apitando o alarme e piscando as luzes da temperatura.troquei o modulo;funcionou 15 minutos e voltou o defeito;só que desligava o compressor e o painel piscando troquei bi metal ,sensor de temperatura,placa dos leds do painel da frente ,funcionou por 40 minutos e continuava piscando os leds da temperatura,esta gelando .porem não desliga os leds que piscam continuamente e o compressor demora a religar , atemperatura interna esta fraca.o que fazer ? alquen pode dar uma força, por favor . grato desde ja.
Juliano.ita
Contato:

Re: defeito s.o.s brm49ebba

Mensagem por Juliano.ita »

É meu camarada. Isso dá pano pra manga, como diz o ditado. Veja bem. Essas brms... nossa, são complicadas de mais. Vc faz o auto-teste uma hora, tudo perfeito, liga tudo na sequencia correta, tudo nos parametros de funcionamento normal. Depois de algumas horas de uso, ou dias, vc vai lá, faz o auto-teste denovo e apresenta defeito no módulo de potência. É complicado. É o famoso defeito intermitente. Mas vamos lá no seu problema. Num sei se vc sabe, mas o ato de aptar e piscar os leds esta indicando um defeito. Quando se pisca vinte vezes num intervalo de dez segundos considera-se que o sensor esta apresentando defeito, (leitura incorretas) e quando pisca-se quarenta vezes num intevalo de dez segundos é o bimetal que é indicado para ser trocado. Vc comentou que ja trocou o bimetal, o sensor, a placa interface e até mesmo o módulo. Se a problemática esta na casa do cliente, sugiro que leve pra sua oficina e empreste uma à ele até vc conseguir resolver o problema. Aqui fazemos isso, quando é Frost-Free, e quando não tem escadas complicadas, eu pego ela e levo pra oficina e como temos aparelhos nossos para emprestar a coisa fica mais "tranquila". Mas se não tiver como levar pra oficina, peça compreenção ao cliente e vamos tentar resolver o defeito.
Olha só; Na troca do sensor, como vc fez pra ligar o novo? Se usou soldar, não aconcelho, aconcelho usar aquelas travas, vamos dizer assim, isso, aquelas travinhas de cor vermelha que vem com o kit sensor de temperatura. Use elas... elas ja tem silicone de forma que isola e não deixa molhar os fios expostos. Ja fiz soldando e não deu certo, soldei, isolei bem e deu errado. Mas a questão meu camada, é, eu ainda não consegui o sensor pra essa BRM49. Se vc estiver usando o sensor das antigas não vai dar certo, os antigos fazem uma leitura diferente. Tem esse detalhe muito importante, certifique de que o sensor é pra essa BRM49. O bimetal, não tem segredo na troca, o plug é de encaixe, e só encaixa de uma maneira.
O módulo, também, confirmado seu número e ligando o cabo não tem como errar... mas como vc ja trocou quase que tudo ficou meio complicado, mas da pra gente tentar chegar lá.
Esqueça, bimetal, sensor, módulo, reistência (que vc não comentou se trocou ou não), esqueça tudo... olhe pra ela como se fosse uma geladeira comum. E vc vai fazer o seguinte, vc irá ligar o compressor "direto" sem nada. Aí vc vai observar se irá refrigerar o evaporador por completo, vai observar o barulho do compressor, e mais importante sua amperagem. Faça isso. Se gelar por igual o evaporador, sabemos que esta ok o gás e a compressão do motor.
Fazendo isso, vamos pra outra etapa, vc disse que o compressor demora muito pra ligar. Mas o compressor fica tentando partir? Se sim, adapte um capacitor se não tiver, pra ajudar na partida do motor.
Enfim, faça esses procedimentos, e me reporte mais detalhes . Aguardo. Juliano M. Monteiro
Dino
Contato:

Mensagem por Dino »

Tinha lhe escrito uma resposta lá em cima, perguntando como você trocou o bimetal, se o referido modelo, trabalha com sensor de desgelo e não tem bimetal, e se você colocou o sensor correto, pois é bastante dificil encontra-lo, aqui em Sampa em apenas algumas lojas. Mas te direi o defeito original. Os três leds acesos é para indicar porta aberta. Como o defeito não é corrigido em 6 min o aparelho estará funcionando em rotina de segurança. Aproxime um imã da reed swith da placa interface e poderá constatar que o defeito cessará. Provavelmente a porta está desalinhada (caida).
Dino
Contato:

Mensagem por Dino »

A quem possa interessar, o codigo de falha desse aparelho é o seguinte:

Para acessar mantenha a tecla desliga alarme pressionada.

LED MED aceso - falha do sensor de desgelo
LED MIN aceso - falha do sensor de temperatura
LEDs MIN e MED acesos - alarme de temperatura (aparelho não refrigera)
LEDs MIN, MED, MAX acesos - alarme de porta aberta
iedo b borges
Contato:

Mensagem por iedo b borges »

pessoal, é incrivel, pelo ,menos para min ,mas o defeitaço da brm 49 era o GABINETE,conforme um amigão da autorizada , que examinou e fez o laudo, fica enviavel, como . o defeito é gerado pela umidade no poliuretano.que fica dentro do gabinete.e não tem como drenar,a solução é trocar o gabinete que custa mais de rs
2,ooo , orientei ao cliente ten tar amigavelmente junto a brastenp pois a geladeira tem 2,anos e 7 meses de uso , ou por no procom, valeu .
Dino
Contato:

Mensagem por Dino »

Iedo, esse defeito chama-se hidropsia, é muito comum nas BRM antigas, mas praticamente impossivel de ter ocorrido em uma BRM49E, pois é muito nova, a hidropsia é o encharcamento da isolação termica junto ao dreno provocando o congelamento da agua do desgelo, fazendo a calha encher de gelo tampando assim os dutos de ar. Não é necessariamente o fim da vida de um refrigerador, eu propriamente coloco uma resistencia dentro do dreno( a da travessa frontal da 440L, sem o involucro de aluminio, só o cordão) em paralelo com a resistencia de desgelo, assim sendo quando ela entra em processo de desgelo a resistencia no dreno não deixa a agua congelar no dreno(a exemplo da Bosch que fornece uma resistencia para aplicar no dreno).
Agora me dizer que um refrigerador com hidropsia, aciona o alarme em 15 min, desligando o compressor... Fica complicado, né? Acho que existem algumas informações que não batem nessa história...
lucas
Contato:

Mensagem por lucas »

boa tarde com cetesa,tambem concordo,porque os defeitos relacionado, com o cistema de alarme degelo,não tem nada a ver o encharcamento do gabinete, que chamamos de hidropsia....
valeu dino
Responder