Lavadora GE 10,2 kg ID System 2.0 com problema

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
setejulio
Contato:

Lavadora GE 10,2 kg ID System 2.0 com problema

Mensagem por setejulio »

Sou novo no fórum e estou precisando de uma dica de vocês. Estou com uma GE eletronica 10,2 kg com o seguinte defeito: na função de lavagem, o agitador gira continuamente, devagar, junto com o cesto, e em um único sentido. Não bate a roupa. Se coloco pra centrifugar, o motor não parte, gira devagar fazendo uns estalos fortes e em seguida pára. Tenta de novo, age da mesma forma, e pára de novo em seguida. Daí os LEDs no painel começam a piscar e não aceita mais comando algum. Estou suspeitando daquele sensor de rotação do motor. Alguem já viu defeito parecido?
Obrigado antecipado pela ajuda
maasth
Contato:

Re: Lavadora GE 10,2 kg ID System 2.0 com problema

Mensagem por maasth »

setejulio escreveu:Sou novo no fórum e estou precisando de uma dica de vocês. Estou com uma GE eletronica 10,2 kg com o seguinte defeito: na função de lavagem, o agitador gira continuamente, devagar, junto com o cesto, e em um único sentido. Não bate a roupa. Se coloco pra centrifugar, o motor não parte, gira devagar fazendo uns estalos fortes e em seguida pára. Tenta de novo, age da mesma forma, e pára de novo em seguida. Daí os LEDs no painel começam a piscar e não aceita mais comando algum. Estou suspeitando daquele sensor de rotação do motor. Alguem já viu defeito parecido?
Obrigado antecipado pela ajuda

Caro sete Julio

Faça uma verificação nos trilhos da placa até o motor, teste os triacs esse tipo de defeito deve ser triac em curto.

att: maasth
setejulio
Contato:

Mensagem por setejulio »

Caro maasth, foi batata, desmontei a placa e o triac estava fechando curto com o dissipador. Soltei o parafuso e já funcionou melhor. Agora vou trocar os triacs e ver como fica, se não der troco a placa. Um abraço, obrigado pela dica.
MARCELO.SOFTWARE
Contato:

Mensagem por MARCELO.SOFTWARE »

Boa noite pessoal, sou novo por aqui.
Meu nome é Marcelo, tenho 18 anos e moro em Rondonópolis - MT. Faço faculdade de Engenharia Mecânica na UFMT (estou agora no 2º semestre).
Meu pai possui uma refrigeração e ele esta neste ramo a mais de 20 anos e desde pequeno frequento a oficina, então aprendi muitas coisas desta área na prática. Como aqui em casa por enquanto só eu mexo no computador, internet e etc, utilizo esta ferramenta para ajudar a aumentar o conhecimento técnico dele. Isto é importante para toda a minha família pois é ele que nos sustenta.

Bom, vamos ao que interessa:
Apareceu por aqui uma GE destas aparentemente com estes mesmos defeitos. Meu pai sabe testar todos os componentes de uma maquina de lavar, menos a placa eletrônica. Então através destes testes ele consegue achar o defeito.
O que falta ainda aqui em Mato Grosso são pessoas capacitadas que possam recondicionar estas placas. Geralmente temos que pedir uma placa nova (alguns clientes preferem comprar uma maquina nova devido ao alto preço), sendo que a placa antiga não esta totalmente perdida. Talvez seja apenas algum componente de fácil manutenção.
Peço então a ajuda dos mais experientes pois estou disposto a aprender os macetes necessários para a realização do conserto. :wink:
Tenho uma básica noção de eletrônica e sei soldar os componentes, graças a minha luta diária de adquirir conhecimentos pela internet.
No caso específico desta lavadora, o defeito estão nos Tristores (TRIAC). Como testa-los e onde conseguir este componente no comércio?

Desde já obrigado á todos.
setejulio
Contato:

Mensagem por setejulio »

Peço então a ajuda dos mais experientes pois estou disposto a aprender os macetes necessários para a realização do conserto. :wink:
Tenho uma básica noção de eletrônica e sei soldar os componentes, graças a minha luta diária de adquirir conhecimentos pela internet.
No caso específico desta lavadora, o defeito estão nos Tristores (TRIAC). Como testa-los e onde conseguir este componente no comércio?

Desde já obrigado á todos.[/quote]

Não sei como testa o componente, sou só curioso em eletrônica, mas devido ao baixo custo da mesma, compensa comprar para trocar e ver se vai dar certo. A minha funcionou, mas depois de algum tempo deu defeito de novo, na mesma peça. Então coloquei uma com uma amperagem maior, se é o certp não sei, mas essa máquina é tão ruim que não compensa ficar tomando cuidado com ela. Se o motor queimar por causa disso, que queime, é bom que tenho um motivo pra comprar outra. GE nunca mais. Ah, e o componente você acha fácil em lojas de equipamentos eletrônicos, até em cidades menores tem.
MARCELO.SOFTWARE
Contato:

Não sei como testa o componente, sou só curioso em eletrônica, mas devido ao baixo custo da mesma, compensa comprar para trocar e ver se vai dar certo. A minha funcionou, mas depois de algum tempo deu defeito de novo, na mesma peça. Então coloquei uma com uma amperagem maior, se é o certp não sei, mas essa máquina é tão ruim que não compensa ficar tomando cuidado com ela. Se o motor queimar por causa disso, que queime, é bom que tenho um motivo pra comprar outra. GE nunca mais. Ah, e o componente você acha fácil em lojas de equipamentos eletrônicos, até em cidades menores tem.

Obrigado amigo.
O cliente resolveu comprar outra maquina e deixou esta GE para nós. Então agora vou ter a oportunidade de usar ela para as minhas experiencias. :roll:
O pessoal que recondicionam estas placas aqui também não tem quase noção alguma de eletrônica. Eles descobriram que na maioria dos casos são estes TRIACs que estragam. Daí eles colocam um que aguentam uma amperagem maior e cobram um absurdo por isso.
RobertoBrastemp
Contato:

Mensagem por RobertoBrastemp »

Olá Marcelo ! entre em contado por e mail que te mando um esquema de uma plaquinha, que você testa todos tipos de triac, primeiro você visualiza o teste visual com uma lâmpada, e depois você coloca um motor no chicote e ver se o triac está bom. pois existe teste a led que indica que o triac está bom, mais quando ele é submetido ao motor, mostra defeito... trabalho há 25 anos com lavadoras, e conserto 90% das placas, vale apenas pois compro os triac por menos de R$=5,00. tenho também um teste que testa a placa e te informa os seguites defeitos.
1°quando não agita.
2°quando não centrifuga.
3° quando ao ligar a maquina, a bomba fica direto ligada, e também quando alguma válvula fica entrando agua direto. e mais alguns defeitos. esse teste te informa com 100% de certeza qual a peça trocar... Abraços

Att. Roberto.
MARCELO.SOFTWARE
Contato:

RobertoBrastemp escreveu:Olá Marcelo ! entre em contado por e mail que te mando um esquema de uma plaquinha, que você testa todos tipos de triac, primeiro você visualiza o teste visual com uma lâmpada, e depois você coloca um motor no chicote e ver se o triac está bom. pois existe teste a led que indica que o triac está bom, mais quando ele é submetido ao motor, mostra defeito... trabalho há 25 anos com lavadoras, e conserto 90% das placas, vale apenas pois compro os triac por menos de R$=5,00. tenho também um teste que testa a placa e te informa os seguites defeitos.
1°quando não agita.
2°quando não centrifuga.
3° quando ao ligar a maquina, a bomba fica direto ligada, e também quando alguma válvula fica entrando agua direto. e mais alguns defeitos. esse teste te informa com 100% de certeza qual a peça trocar... Abraços

Att. Roberto.
Obrigado amigo, te enviei um e-mail.
Donizetti reis
Contato:

Mensagem por Donizetti reis »

MARCELO.SOFTWARE escreveu:
RobertoBrastemp escreveu:Olá Marcelo ! entre em contado por e mail que te mando um esquema de uma plaquinha, que você testa todos tipos de triac, primeiro você visualiza o teste visual com uma lâmpada, e depois você coloca um motor no chicote e ver se o triac está bom. pois existe teste a led que indica que o triac está bom, mais quando ele é submetido ao motor, mostra defeito... trabalho há 25 anos com lavadoras, e conserto 90% das placas, vale apenas pois compro os triac por menos de R$=5,00. tenho também um teste que testa a placa e te informa os seguites defeitos.
1°quando não agita.
2°quando não centrifuga.

Att. Roberto.
Obrigado amigo, te enviei um e-mail.
MESSIAS
Contato:

Mensagem por MESSIAS »

Boa noite, Roberto,
Vi a sua mensagem sobre um esquema de placa para testes da lavadora GE acima, e outros testes que vc executa, pois estou com o mesmo problema.
Se puder, gostaria de receber também no meu e-mail as informações que vc ofereceu para o amigo. O meu e-mail é messiasvalves@oi.com.br
Desde já fico muito agradecido e me disponho a colaborar também naquilo que eu souber. Obrigado. Messias
marcelino pinheiro
Contato:

Mensagem por marcelino pinheiro »

ola roberto se nao for incomodo tanbem gostaria que vc me emviase este esquema pois achei muito interesante e preciso. meu email e DOZESERVTEC@YAHOO.COM.BR desde ja fico miu agradecido
marcelino pinheiro
denise
Contato:

Mensagem por denise »

amigos por gentileza se puderem me passar como se testa esta GE estou com esse ploblema ,agradeço gbmconsertos@gmail.com
Fabiorio
Contato:

Mensagem por Fabiorio »

Olá Marcelo ! entre em contado por e mail que te mando um esquema de uma plaquinha, que você testa todos tipos de triac, primeiro você visualiza o teste visual com uma lâmpada, e depois você coloca um motor no chicote e ver se o triac está bom. pois existe teste a led que indica que o triac está bom, mais quando ele é submetido ao motor, mostra defeito... trabalho há 25 anos com lavadoras, e conserto 90% das placas, vale apenas pois compro os triac por menos de R$=5,00. tenho também um teste que testa a placa e te informa os seguites defeitos.
1°quando não agita.
2°quando não centrifuga.

Olá Roberto, sou novo aqui, tenho vergonha de pedir os esquema, acredito que muita gente pediu mais vou mandar meu apelo pois estou com uma GE que começa agitar, para e começa piscar??????? não sei o que fazer??????? por favor me manda esse esquema lhe agradeço muito meu email. niver.veve@hotmail.com
donizete
Contato:

Mensagem por donizete »

minha maquina faz tudo menos centrifugar,balança o cesto e logo depois entra em alarme piscado o led de centrifugaçáo.ja troquei sensor de velocidade ,coloquei outra placa mas o erro continua,so me falta testa a trava de porta .Alguem pode me dizer como testar a trava
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

donizete escreveu:minha maquina faz tudo menos centrifugar,balança o cesto e logo depois entra em alarme piscado o led de centrifugaçáo.ja troquei sensor de velocidade ,coloquei outra placa mas o erro continua,so me falta testa a trava de porta .Alguem pode me dizer como testar a trava
Caro colega

Ese tipo de defeito é fio partido ou com mal contato faça um check-up detalhado em toda a fiação principalmente os fios que vai para o sensor de efeito hal.

att: Maasth
Responder