Electrolux LTR-15 mortinha...(RESOLVIDO)
-
- Contato:
Electrolux LTR-15 mortinha...(RESOLVIDO)
Então pessoal,
Ao colocar na tomada, nada acontece, nenhum led acende ou pisca.
Pelo manual tecnico diz que resistencia entre o terminal 1 e 3 do atuador de acoplamento deve estar proximo de 3.460 ohms, eu medi e deu 10K (10.000)
Pergunto: pode ser ele realmente o problema? ou pode ser placa?
obrigado
Ao colocar na tomada, nada acontece, nenhum led acende ou pisca.
Pelo manual tecnico diz que resistencia entre o terminal 1 e 3 do atuador de acoplamento deve estar proximo de 3.460 ohms, eu medi e deu 10K (10.000)
Pergunto: pode ser ele realmente o problema? ou pode ser placa?
obrigado
Editado pela última vez por eletrocompy em Dom Nov 20, 2011 11:33 pm, em um total de 1 vez.
-
- Contato:
Re: Electrolux LTR-15 mortinha...
olá amigo. É fica dificil, mas, provavelmente será placa. Tente desligar o fio do atuador retira-lo, e ligue a máquina, verifique se liga. Se Acende o painel pelo menos.
-
- Contato:
Carlos obrigado pela dica, eu já desliguei o atuador mas nenhum led acende.
No manual diz que se o atuador não enviar um sinal para a placa , ela fica como desligada.
A minha dúvida é se fosse problema no atuador , o painel teria que piscar e apagar?
abraço!
No manual diz que se o atuador não enviar um sinal para a placa , ela fica como desligada.
A minha dúvida é se fosse problema no atuador , o painel teria que piscar e apagar?
abraço!
FAÇA ESSE TESTE NO ATUADOR
ATUADOR DE ACOPLAMENTO
Energizando os terminais 1 e 3 e pode-se verificar se o motor do atuador está funcionando.
Cores de fios da rede elétrica ligada de acordo com o numero do terminal.
01 = fio rosa
02 = fio preto
03 = fio cinza
1 2 3
Meça entre os terminais 02 e
03: deve haver continuidade.
Meça entre os terminais 01 e
03: resistência ôhmica +/-
3.460 ohms.
ATUADOR DE ACOPLAMENTO
Energizando os terminais 1 e 3 e pode-se verificar se o motor do atuador está funcionando.
Cores de fios da rede elétrica ligada de acordo com o numero do terminal.
01 = fio rosa
02 = fio preto
03 = fio cinza
1 2 3
Meça entre os terminais 02 e
03: deve haver continuidade.
Meça entre os terminais 01 e
03: resistência ôhmica +/-
3.460 ohms.
-
- Contato:
Fiz o teste ligando 220v nos terminais 1 e 3 do atuador e está funcionando.
Vou partir para testar a placa...
-
- Contato:
Descobri os dois varistores quase em curto com resitencia muito baixa, fiz a troca e agora ela liga mas o botão fica piscando muito rápido.
Monitorando os fios do atuador no momento que liga na tomada, chega os 220v mas conectando o atuador aos fios os 220v somem, ou seja com carga a placa não está mantendo os 220v para o atuador , até agora fiz apenas a troca do triac dessa linha mas sem sucesso.
Monitorando os fios do atuador no momento que liga na tomada, chega os 220v mas conectando o atuador aos fios os 220v somem, ou seja com carga a placa não está mantendo os 220v para o atuador , até agora fiz apenas a troca do triac dessa linha mas sem sucesso.
eletrocompy escreveu:Fiz o teste ligando 220v nos terminais 1 e 3 do atuador e está funcionando.
-
- Contato:
Como eu disse lá no começo a resistência não bate com o manual técnico,pois peguei um atuador bom de outra maquina e também deu 10K.
Esse atuador funciona com 220v direto(é o mesmo motor que gira o prato do microondas) e como eu disse estava funcionando...
O problema estava na placa mesmo, monitorei o triac que chaveia o atuador que sem a carga(atuador) aparecia os 220v e com carga(atuador) derrubava os 220v para 0v fazendo o atuador não funcionar.Ou seja o triac que eu havia trocado antes também estava com problemas...
Economizei os R$180,00 de uma placa nova...
abraços!
Esse atuador funciona com 220v direto(é o mesmo motor que gira o prato do microondas) e como eu disse estava funcionando...
O problema estava na placa mesmo, monitorei o triac que chaveia o atuador que sem a carga(atuador) aparecia os 220v e com carga(atuador) derrubava os 220v para 0v fazendo o atuador não funcionar.Ou seja o triac que eu havia trocado antes também estava com problemas...
Economizei os R$180,00 de uma placa nova...
abraços!
Re: Electrolux LTR-15 mortinha...(RESOLVIDO)
Agradecendo electrocompy pelo retorno!
Para não dar retorno, caso esse defeito for corriqueiro, substitua por um triac de maior corrente.
sds
Para não dar retorno, caso esse defeito for corriqueiro, substitua por um triac de maior corrente.
sds