Amigos, bom dia.
Esta é minha primeira participação no forum, e já trago problemas, rss.
Tenho um refrigerador Amana (side by side), com dispenser de água e gelo, que, em minha opinião, ou veio com algum defeito de fábrica ou (melhor hipótese) não tem um projeto adequado ao nosso clima e condições de uso.
Ocorre que desde o início ele enfrentou problemas com a oscilação de corrente elétrica e corrosão (tanto do "casco" como de placas eletrônicas).
Com são constantes as oscilações de energia conectei-o a um estabilizador. Ainda assim, quando desligava, era uma novela para voltar a fazer gelo.
Durante muitas visitas técnicas o culpado sempre era o "bimetal", passando até pela substituição da placa eletrônica de degelo por uma mecânica, e por quase uma troca do ventilador do condensador.
Depois, como relato abaixo, vi que tudo era completamente desnecessário.
Contudo, mesmo com tanta gente "mexendo", volta e meia, ao faltar luz ou ela ser desligada para limpeza, repetia-se o processo do condensador virar um iceberg e a parte da geladeira um forno.
Por isto fui examinar melhor e dei solução ao problema sem nenhuma troca do "bimetal" ou qualquer peça. Simplesmente introduzia a mangueira de um aspirador (desses de água é pó) na bandeja abaixo do evaporador (que inexplicavelmente é fixa e não removível para limpeza como as nacionais). Fazendo isto uma vez ao mês ela nunca mais havia ficado com o condensador obstruído.
No entanto, ela agora me fez outra que não consigo resolver e para a qual peço ajuda.
Ela não está mais gelando como deveria.
Após a limpeza ela até começa a fazer gelo, mas depois é notória a subida de temperatura. Resultado, a parte do freezer fica uma "geladeira" e a da geladeira +/-.
Notei que o condensador não está completamente coberto de gelo e que o ventilador do condensador não está desligando.
Em suam, só faz gelo no dispenser no início e depois a temperatura sobe.
O que poderia estar ocorrendo:
- Furo no evaporador?
- Entupimento de acesso de água? (essa é pouco forte)
Isto veio a ocorrer depois de uma queda de nergia.
Repeti o processo de limpeza e notei uma melhora, mas ainda não alcança temperatura normal do freezer ou da geladeira.
Eu agradeço ajuda de vocês, porque minha mulher adora a geladeira e eu não gostaria de me desfazer dela agora.
Grato a todos.
Booz
Não gela nem esquenta.
-
- Contato:
Caro amigo, vou tentar te ajudar, mas lhe confesso ke não conheço esse modelo de aparelho, mas partimos do principio ke é uma defrost, e portanto o funcionamento é similar a de todas as marcas. Primeiramente pra vc ter um bom rendimento no compartimento do Freezer e do Refrigerador, o aparelho tem ke fazer um degelo entre 8 e 12 horas, caso contrario as temperaturas serão insatisfatorias, pra isso, existe um modulo ou uma placa ke faz esse serviço em conjunto com um sensor, ke com certeza esta fixado no evaporador, apos feito esse degelo, a agua de uma forma ou outra sai pelo dreno, por uma canaleta ke vai ate o compressor, ou nas proximidades dele, se ali nesse dreno esta ocasionando intupimento ou formação de gelo , algo esta errado, derrepente um bi-metal danificado, resistencia de degelo, os sensores, ou ate mesmo a plca, ou modulo com defeito, eu fosse vc faria o seguinte teste, faça um degelo manual, de no minimo 24 horas, com as portas abertas, certifique-se ke o aparelho esta totalmente sem gelo, apos isso reinicie a operação, medindo as temperaturas do freezer e do refrigerador, estas tem ke estarem satisfatorias, refrigerador na media de 4C e freezer entre -18 a -21 ou mais, nesse periodo o aparelho vai alcançar a temperatura desejada, vai se desligar e re-ligar, e no prazo determinado pela placa, entrara em degelo, observe e periodo de funcionamento, tenho certeza ke a apartir dai, alguem aki do forum, podera lhe ajudar, de principio é isso, Um abraço e boas sorte!!
Boa noite Alessandre!
Preliminarmente, quero agradecer o seu conteste às minhas solicitações.
Quanto ao defeito apresentado gostaria de realçar:
1) Não há o que dizer de formação de gelo em excesso no condensador. Ao contrário, notei que o condensador tem menos gelo que o habitual.
2) Faço mensalmente (no verão quinzenalmente) a limpeza da bandeja de coleta de água do degelo. Faço isto, porque, conforme expliquei, neste modelo a bandeja é fixa, inversamente como é na Brastemp e demais.
3) Note que quando faço esta limpeza degelo totalmente o aparelho (uso um ventilador deixando as portas abertas), porque se o degelo não for completo ela não consegue dar conta do excesso de água na bandeja. Ou seja, não evapora e o condensador acumula muito gelo.
Na verdade, o que está ocorrendo, é que a temperatura está mais alta (positiva) do que deveria. A parte do freezer não congela e a parte da geladeira também está acima do normal.
Reparei que ela não está desligando o ventilador acoplado junto ao condensador. Este "fan" possui a função de dispersar o frio gerado no condensador para o freezer e para a geladeira. Como a temperatura está mais alta do que a normal, e o condensador não está completamente coberto de gelo, descartei falha do bimetal, pois este serve para regular o degelo que não está acontecendo porque a temperatura está acima do que deveria.
De qualquer forma, farei esta inspeção que você apontou, inclusive às relativas das fases de degelo que você sugeriu (24h).
Valeu mesmo, muito obrigado!
Solicito a outros foristas, que tenham alguma idéia, sugestão ou conselho técnico, a postarem. Realmente não sei o que fazer.
Grato a todos.
Booz
Preliminarmente, quero agradecer o seu conteste às minhas solicitações.
Quanto ao defeito apresentado gostaria de realçar:
1) Não há o que dizer de formação de gelo em excesso no condensador. Ao contrário, notei que o condensador tem menos gelo que o habitual.
2) Faço mensalmente (no verão quinzenalmente) a limpeza da bandeja de coleta de água do degelo. Faço isto, porque, conforme expliquei, neste modelo a bandeja é fixa, inversamente como é na Brastemp e demais.
3) Note que quando faço esta limpeza degelo totalmente o aparelho (uso um ventilador deixando as portas abertas), porque se o degelo não for completo ela não consegue dar conta do excesso de água na bandeja. Ou seja, não evapora e o condensador acumula muito gelo.
Na verdade, o que está ocorrendo, é que a temperatura está mais alta (positiva) do que deveria. A parte do freezer não congela e a parte da geladeira também está acima do normal.
Reparei que ela não está desligando o ventilador acoplado junto ao condensador. Este "fan" possui a função de dispersar o frio gerado no condensador para o freezer e para a geladeira. Como a temperatura está mais alta do que a normal, e o condensador não está completamente coberto de gelo, descartei falha do bimetal, pois este serve para regular o degelo que não está acontecendo porque a temperatura está acima do que deveria.
De qualquer forma, farei esta inspeção que você apontou, inclusive às relativas das fases de degelo que você sugeriu (24h).
Valeu mesmo, muito obrigado!
Solicito a outros foristas, que tenham alguma idéia, sugestão ou conselho técnico, a postarem. Realmente não sei o que fazer.
Grato a todos.
Booz