RESOLVIDO - Problemas Centrifugação Lavadora Brastemp BWQ24A

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
noduser
Contato:

RESOLVIDO - Problemas Centrifugação Lavadora Brastemp BWQ24A

Mensagem por noduser »

Boa tarde pessoal, então já andei postando dúvidas anteriormente, mas sem sucesso com problema em lavadora BRASTEMP BWQ24A Eletrônica, troquei a bomba de drenagem, troquei o capacitor pois estava abaixo do aconselhado na leitura via multimetro e ainda persiste o problema relacionado a centrifugação deste modelo de lavadora de roupas, vou agora tentar trocar o atuador da mesma, vou fazer uma pergunta relacionada a função desta peça, quando acionado no painel centrifugar, ele é disparado e a bomba de drenagem começa a funcionar nos 3 giros iniciais no momento de acomodar o sistema, pois bem quando começa a girar para centrifugar a bomba de drenagem desliga e para de girar, é normal este procedimento durante a centrifugação, sendo que observei ela aberta na traseira e seu funcionamento a mola a qual dispara o sistema de freagem não atua, não trabalha, tem a ver com o atuador problemático, pois irei trocar o mesmo nesta semana, para tirar as duvidas, sem mais agradeço a atenção de todos e vou acompanhar os comentários relacionados a esta pergunta e dúvida em busca de solução.

Att.

Carlos

noduser@hotmail.com
-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-

SOLUÇÃO DO PROBLEMA LEVANTADO: Então pessoal, o problema que vinha mantendo a Lavadora de Roupas Brastemp BWQ24A sem dar continuidade na centrifução meus amigos foi
nada menos que alguns componentes com defeito(queimado), como 1 Capacitor + 1 Mosfet (Ambos foram trocados por mim, durante o feria-
dão de 15 de Novembro, aproveitei o tempo e pôs a mão na massa testando os componentes da tal Placa Lógica da Lavadora, tentei obter
solução junto a assitências técnicas locais, mas ninguem entende de eletronica não meus amigos, mas ainda bem que o custo foi super baixo
apenas R$ 15,00 nos componentes comprados por mim em uma loja de eletronica e pronto. Problema Resolvido.
Claro por eu ter algum conhecimento em eletrônica nada de expert no assunto mas ajuda a quebrar o galho nessas horas.
Me coloco a disposição de ajudar no que for de meu alcance, mas o admin do forum pode fechar o assunto, pois resolvido ou deixe como
meio de consulta a quem tiver o mesmo problema que eu tive.
Obrigado a todos que tentaram ajudar e Boa Sorte nos reparos.

Editado pela última vez por noduser em Qui Nov 24, 2011 12:42 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mariano
Contato:

Re: Problemas Centrifugação Lavadora Brastemp BWQ24A

Mensagem por Carlos Mariano »

olá amigo, este defeito me parece que é placa. Quando a placa manda energia no freio e na bomba, esta energia só será retirada após o termino da centrifugação. Ok. não pode cortar a energia durante. este defeito pode ser fios.
noduser
Contato:

Mensagem por noduser »

Bom dia, mariano agradeço sua colaboração pois sou leigo na área de lavadoras de roupas, me diga se eu levar para um técnico em eletrônica que tenha tempo para reparar quem sabe, componente com defeito, queimado é possivel ou vou ter de investir em uma placa nova mesmo, tem como efetuar uma rotina de testes, quem sabe kit para testar as funções da placa antes de condena la, pois este defeito aparentemente é somente na hora de centrifugar, pois não faz a bomba de drenagem escoar a água que está no cesto, se for possivel este reparo junto a uma loja de eletrônica vou levar, mas antes quero buscar maiores informações a respeito para não investir em vão, pois a lavadora em suas outras funções funciona bem, sem problemas, vou aguardar mais alguns dias novos comentários sobre este defeito, mas deixo aqui o meu obrigado a sua atenção e participação.

Att.
Carlos.
wesley bulgarelli
Contato:

Mensagem por wesley bulgarelli »

Ola Carlos existe no mercado placas com um custo significadamente baixo já recondicionadas a base de troca e facilitaria financeiramente sobre quastoes de investimento do equipamento tambem tem uma rotina de testes que é o seguinte

desligue a maquina da tomada aguarde 10 segundos
conecte a maquina na tomada e presione os botoes ligar e tipo de roupa simutaneamente
você ouvira 3 bips. apartir dai apertando sempre o botão tipo de roupas começa a rotina de testes
aprete 1 vez e a valvula sabão 1 ligara (valvula de entrada 1)
aperte novamente e ela desligará
aperte outra vez e a valvula de sabão 2 ligará (valvula de entrada 2)
aprete novamente e desligará o sabão 2 e ligará o alvejant (valvula de entrada 3)
aperte de novo e elá começara a agitar deixe éla bater por 4 minutos (tempo de identificar possivel falha nos fets da placa)
aperte novamente e ligará a bomba de drebagem aguarde até o inicio da centrifugação em torno de 5 minutos.

aperte novamente e a maquina desliga saindo da rotina de testes.
Wesley Bulgarelli a 13 Anos na área.
noduser
Contato:

Mensagem por noduser »

Boa tarde, meus amigos do forum eletrodomésticos, bem como anteriormente tive problemas com a lavadoura de roupas e sem sucesso na reparação deste impecilho ao usa la, até que enfim foi solucionado o problema da centrifugação deste modelo, apenas um componente na placa eletrônica da mesma, pois é, apenas um capacitor e mosfet com problemas foi retirado e trocado por novo e a máquina continuou a trabalhar perfeitamente, como durante o último feriadão que teve houve tempo de sobra para sentar, testar componente por componente e já de primeira na leitura de um capacitor notei que o mesmo estava abaixo de sua leitura normal, fui até uma loja de componentes eletronicos e peguei um com valor maior e troquei e junto com 2 mosfet que também apresentavam leitura fora do normal, ao instalar a placa novamente na máquina... Pronto !!! Solucionado o problema por míseros R$5,00 ao todo, claro eu por ter pouco conhecimento em eletrônica o troquei, mas se algum usuário posteriormente ainda tiver ou tem este modelo parado simplesmente leve a uma eletrônica que um técnico bom fará a leitura para os senhores e irá efetuar a troca dos componentes com defeito... Grande abraço a todos e Boa Sorte !!!

Breve retorno com alguma outra bomba para discutir e encontrarmos a solução em parceria.

Até mais.
Carlos.
Responder