Problema Brastemp BWM06

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
Belezao
Contato:

Problema Brastemp BWM06

Mensagem por Belezao »

Olá minha lavadora acima apresentou um problema e por meio de buscas na Internet achei esse forum que gostei muito.
Não sou tecnico, sou apenas um hobbista que gosta de "mexer", mas, sempre correndo atras da informação.

O problema de minha lovadora é o seguinte:

Ela faz todos os ciclos certinho, porém, o agitador está girando em falso, ou seja, mesmo quando a maquina está desligada, eu consigo girar o agitador com a mão, mas o cesto fica parado. Quando a maquina está em funcionamento, o cesto gira, mas como o agitador está solto, a roupa fica parada...
Já pesquisei aqui no forum, e, já consegui remover o chapeu do agitador, com auxilio de uma espatula, já tenho acesso ao parafuso 10mm, mas ainda não o removi, pois, quanto tento, todo o sistema gira junto, acredito que tenha que deitar a maquina e segurar algum ponto debaixo dela.

Como não conheço nada de maquina, estou "achando" que o problema é em algo ali embaixo do agitador, eu ficaria muito grato se alguem com mais experiencia pudesse me dar um auxilio; estou indo no caminho certo? devo realmente remover o agitador? (já li relatos que às vezes em fica engripado, precisando até de ferramentas proprias para remove-lo, mas o meu "parece" estar soltinho, quando puxo ele pra cima, sinto que o mesmo para no parufuso que ainda não removi).

Agradeço a todos que puderem me ajudar.
José
Contato:

Re: Problema Brastemp BWM06

Mensagem por José »

Olá! quando a lavadora acaba o processo é normal que o cesto fique travado,pois o atuador do freio entra em ação.
Quando inicia o processo o agitador é liberado. da uma olhada no atuador do freio e came.
Belezao
Contato:

Mensagem por Belezao »

Obrigado Jose!
Acredito que com o cesto esteja tudo OK, pois ele gira normalmente durante o ciclo, e, no final do ciclo fica travado (como vc disse), o problema parece ser o agitador, que em momento algum fica travado, ou seja, quando o cesto gira o agitador não gira junto, parece que ele que "tá espanado"... Minha mãe tem um modelo anterior ao meu, uma clean, e a dela, quando o ciclo termina, o agitador fica travado, eu não consigo gira-lo, porem a minha, quando o cesto trava no final do ciclo, se eu "assoprar" o agitador, mesmo o cesto estando travado, o agitador fica girando...
paulorss
Contato:

Mensagem por paulorss »

Tire o agitador e olhe as estrias que tem embaixo devem estar gastas e os 4 pinos qe tem neles abraços
Belezao
Contato:

Mensagem por Belezao »

Paulorss acho que vc acertou em cheio!
Tirei o agitador e as estrias que você se referiu são aqueles dentes onde o eixo do agitador se encaixa? Pois são esses dentes (no agitador) que estão gastos...
E esses 4 pinos, onde eles deveriam estar? Encontrei um pedação de plastico de +/- 4cm que parece com aqueles silicones de cola quente, e, um monte de pedacinhos desse mesmo material dentro do filtro, a principio pensei até que era areia, mas depois vi que era do mesmo material do pedaço de plastico. Se eu comprar um agitador novo esses pinos virão juntos? Saberia me dizer onde compro isso na internet.
Muito obrigado.
Responder