LM06 queimando placa superior.

Está vazando água? Está trepidando? Pula que nem carroça? O agitador não saí? Duvidas e soluções discutimos aqui.
EDINALDO
Contato:

LM06 queimando placa superior.

Mensagem por EDINALDO »

To com uma LM06 que parou de agitar.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.

Uma luz aí gente!

Um Abraço a todos.

Edinaldo/Floripa-SC.
maasth
Contato:

Re: LM06 queimando placa superior.

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:To com uma LM06 que parou de agitar.
Troquei a placa eletronica que comanda o motor e ok... por uns 5min. logo queimou de novo.
Troquei a placa pois achei q tinha vindo com defeito. Mas fez uma parte do ciclo e queima de novo. Já troquei o atuador do freio pois estava trancando as vezes (achei q podia ser isso).
Testes:
motor - liguei direto na rede... fios bc e am ok... depois bc e vm também ok (sem o capacitor)
Capacitor- teste com o multimetro, ok... vai a zero e depois ao infinito em homs.
Hoje, coloquei outra placa e fiquei olhando o sistema funcionando.
derrepente ouvi um estalo... observei melhor e dpois outro e notei que os teminais do capacitor faiscaram afetando levemente o motor... como que travando rapidamente. Pensei logo em má conecxão... apertei e botei pra trabalhar... e eqto agitava novamente... outro estalo da faísca... coloquei o turbo e mais uns estalos e o motor travou. Mais uma queimada! (queima da saida para o motor, MAH e/ou MH energinzando o motor).
O que pode estar acontecendo? Será q o capacitor está entrando em curto? por que o capacitor está faiscando?
No teste só com uma fase MH (uma q ficou boa) o motor fez vários ciclos e não aqueceu.

Uma luz aí gente!

Um Abraço a todos.

Edinaldo/Floripa-SC.

CARO AMIGO BOA NOITE.

POR GENTILEZA VEJA A CORRENTE DO MOTOR EM FUNCIONAMENTO NÃO PODE ULTRAPASSAR A CORRENTE DE PLACA DO MOTOR OK.(IN = corrente de nominal )
PORFAVOR POSTE

ATT: MAASTH
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

Ok.
Tentei verificar a corrente mas meu amp. deu pau.
Testei a resist. homica parece ok... +/- conforme manual: fio am/bc = 18hom, fio am/vm= 37hom.

Amanhã vou levar na oficina de rebobinagem de um colega.

Depois retorno.

Valeu!

Edinaldo/Floripa-SC.
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

Pois é, Amigo.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.

Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.

Se tiver outra idéia, por favor avise.

Até.

Edinaldo/Floripa-SC.
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:Pois é, Amigo.
Hoje levei em duas oficinas de rebobinagem e deram o motor e capacitor como ok.
Um até disse que pode haver fuga com o aquecimento do motor... mas nos testes de bancada a vazio está ok.

Tive analisando e penso em testar o timer, derrepente em algum ponto ele pode estar mandando ao mesmo tempo duas mensagens, como agitação e centrifugação.
O que acha? To com pouco tempo pra testar, mas vou tentar fazer isso hoje a noite, medindo as entradas na placa, sem ela instalada.

Se tiver outra idéia, por favor avise.

Até.

Edinaldo/Floripa-SC.

caro amigo Edinaldo.

Porfavor, estou querendo saber a corrente do motor?????......em vazio ele tem que dar 1/3 da corrente nominal.(IN).
porque se o motor em vazio é uma coisa. qual foi o teste que o rapaz usou? ligou e pronto? qual a corrente em vazio?
quanto ao timer não é nele o defeito, porque mesmo que ele manda dois comado a placa não execulta 2 comando.
meu amigo com certeza é o motor ou as suas conecções.

att: maasth
marcelino pinheiro
Contato:

Mensagem por marcelino pinheiro »

meu amigo quando esta acontecendo isso eu particularmente entro com outras peças novas ;;; como vc esta com duvidas quanto ao motor e timer porque nao coloca outro motor ou taimer novo para tirar sua duvida se com um desses vc sanar o problema tai o fim da sua dor de cabeça pois e melhor assim do que vc continuar queimando placas que nao e um produto de baixo custo por gentileza post
marcelino pinheiro
Contato:

Mensagem por marcelino pinheiro »

ha ia me esquecendo se vc tem oficina com certeza vc tem outros motores ai. pegue um outro motor que seje com as mesma caracteristicas reversivel etc e conecte no chicote de alimentaçao do mesmo com o antigo capacitor se persistir o capac faicando troque o capc e assim por diante sao teste com os componentes e nao com multimetro pois capacitor testado com multimetro e fria vc teria que testar e com capacimetro e alem de tudo vou te dar uma dica capacitor nao testa troca direto;;;
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

Ok, pessoal!
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.

Depois retorno.

Valeu;

Edinaldo.
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:Ok, pessoal!
O negócio é que já testei tudo com multimetro e em funcionamento e os testes deram ok. (ha, não tenho oficina).
Maast, não sei como testaram o motor, só q eu já tinha testado também numa rotação só, e ok. Mas vc tem razão, pois creio que achei o defeito.
Ao invés de testar a entrada na placa como pensava, fiquei testando a fiação, pensando em achar talvez uma fuga em algum condutor no chicote, e o que eu achei?..... fiação aberta, ou melhor, mau contato... hora ok, hora aberto... e a sorte que numa dessas eu pequei em aberto.
Condutor danificado proximo ao conector do capacitor.
Então numa das inversões o capacitor não atuava direito faiscando qdo a fiação se conectava (dando a impressão q era no capacitor, pois era bem proximo do terminal) e sem o capacitor o motor não invertia e travava.... Será?
Mas ainda não testei com a placa, pois não consegui recuperar a placa danificada novamente, vou ter que comprar a segunda placa e testar.
Se tiverem mas algum parecer... mandem, fico no aguardo.

Depois retorno.

Valeu;

Edinaldo.
Caro amigo.

O DEFEITO REALMENTE ESTA NO MAU CONTATO NOS TERMINAIS DO CAPACITOR, JÁ ACONTECEU COMIGO.
QUANTO AO DEFEITO DA PLACA FAÇA UM TESTE NOS TRIACS COM O MULTIMETRO NA ESCALA DE DIODOS.
OS TRIACS SÃO OS QUE ESTA NO DISSIPADOR DE CALOR. ESSES SÃO DO MOTOR.
VEJA O QUE ACONTECE COM A PLACA E POST OK.

ABRAÇOS: MAASTH
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

Sim exatamente;
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:Sim exatamente;
Já testei e troquei os triacs, mas num deles o disparo continua presente, provavelmente queimou o CI também. Não consegui indentificar o CI.
To pensando em retira-lo e tentar achar no comércio, em alguma eletronica. Dependendo disso, talvez tenha que compra outra placa, a segunda compra.
Por acaso sabes a especificação do CI?
Valeu!
Caro Edinaldo

Esse circuito-integrado(CI) ele é feito especialmente por encomenda, por isso vc não vai encontrar no mercado.
veja tem um transistor SMD que esta no circuito do gate do triac ja testou ele o o resistor 241 SMD?
se eleS estiverem ruim então amigo SUBSTITUA A PLACA.

ABRAÇO; MAASTH
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Mas vou verificar novamente!

Obrigado!

Edinaldo.
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:hum... não me lembro bem agora e não tenho a placa aqui na mão, mas me parece que o dispara é feito deretamente pelo CI somente com um resistor na série.
Mas vou verificar novamente!

Obrigado!

Edinaldo.
caro edinaldo
tem um transistor em serie com o resistor teste ele.
teste tmb o triac mais uma vez.

sds, marcos
EDINALDO
Contato:

Mensagem por EDINALDO »

Opa!
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...

Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!

Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?

Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.

Mas é isso.
maasth
Contato:

Mensagem por maasth »

EDINALDO escreveu:Opa!
Desculpem a demora... tava com uns problema na net...

Rapaz, verifiquei a placa e não tem transistor na serie não!

Será que se pedirmos para a electrolux, conseguimos o ci, ou dizem qual o equivalente comercial? Difícil, né?

Aproveitando... na placa original de fabrica tem um fusivel de 2A. Este fusível é só pra proteger a placa? o circuito do motor não vejo proteção por este fusivel, apesar do motor ter o sistema termo-eletrico.

Mas é isso.

Caro amigo Ednaldo.

Realmente não tem um transistor nesta placa o sinal do gate sai direto do CI.
Gate esta direto acionando em ambos os triacs?
O fusível de 2amp ele só protege a placa.

ATT: maasth
Responder